

A PSIQUIATRIA
A avaliação do paciente tem como um dos objetivos a formulação de um diagnóstico, baseado em uma “conversa e entrevista” com o paciente (familiares podem estar presentes também) na qual é realizada uma análise completa do paciente. Vamos definir o motivo pelo qual buscou atendimento, quais são os sintomas que provocam sofrimento ou prejuízos no dia-a-dia, descrição da rotina, história de vida, hábitos e vícios, tratamentos atuais e prévios. É realizado também, desde o início da avaliação psiquiátrica, o exame psíquico do paciente. Além disso, podem ser solicitados exames laboratoriais e de imagem, pois algumas doenças clínicas podem aparecer como sintomas psiquiátricos.
A doença psiquiátrica pode ser tratada com terapêuticas diversas, levando em consideração a gravidade do quadro, as melhores evidências científicas atuais e a opção do paciente. Os principais objetivos são: melhorar a qualidade de vida, evitar recorrência do quadro, melhorar a produtividade, otimizar o relacionamento com as outras pessoas e reestabelecer o prazer em viver!
Os principais transtornos mentais que levam à busca por atendimento são: os transtornos de ansiedade, a depressão, o transtorno bipolar e os transtornos de personalidade.

DRA. CARLA RODRIGUEZ
PSIQUIATRA
CRM 182615 RQE 89557