Como ajudar alguém com depressão?
- Carla Barros Mello Rodriguez
- 8 de ago. de 2022
- 2 min de leitura

Vejo sempre nas consultas que muitos familiares de pacientes deprimidos não sabem lidar muito bem com a doença e, (embora muitas vezes a intenção seja boa) eles acabam atrapalhando no tratamento. Veja algumas dicas para ajudar alguém que esteja passando por um quadro depressivo:
1-OUÇA e ESTEJA PRESENTE 💬
Você deve escutar mais do que falar. Evite fazer julgamentos ou dar lição de moral. Geralmente a pessoa com depressão já se critica muito e está fragilizada.
O ideal não é tentar apresentar soluções ou resolver o problema, mas sim de se mostrar disponível para conversar.
2-Seja PROATIVO 🚶
A depressão pode causar uma diminuição grande na energia, isolamento social, dificuldade de concentração e prejudicar a capacidade de tomar decisões. Não espere o deprimido ir buscar a sua ajuda. Se ofereça, por exemplo, para agendar um exame ou para fazer alguma atividade doméstica.
3- Tenha EXPECTATIVAS REALISTAS e PACIÊNCIA 🧘♀️
A melhora da depressao não é do dia para a noite. Mesmo o melhor tratamento disponível leva algum tempo para surtir o efeito esperado. Não se culpe e não culpe a pessoa deprimida!
4-NÃO faça COMPARAÇÕES! 🚫
“Você tem tudo! Uma casa, comida saúde, pessoas que te amam, não tem motivo para ficar assim. Pense nas pessoas que não tem onde morar ou o que comer”
Comparações desse tipo NÃO ajudam em nada e fazem com que a pessoa se sinta ainda mais culpada por não estar bem.
5-INCENTIVE a buscar ajuda profissional 👩⚕️
A depressão é uma doença que causa diversos prejuízos e precisa de tratamento adequado. Se ofereça para acompanhar a pessoa na consulta ou para procurar um lugar para a pessoa fazer psicoterapia, por exemplo.
⚠️IMPORTANTE
É preciso lembrar que não se trata de “falta de vontade”. As pessoas com depressão enfrentam uma batalha diária, então evite apontar erros ou deixá-las mais culpadas.
🚨Lembre-se que antes de ajudar alguém, você deve estar bem!!!
Comentarios