TPM é normal?
- Carla Barros Mello Rodriguez
- 29 de jun. de 2022
- 1 min de leitura

Alteração de humor, irritabilidade, inchaço, desconforto nas mamas, alteração intestinal…muitas mulheres passam por esses sintomas todos os meses. Mas, será que isso é normal?
Quando esses sintomas ocorrem de uma forma muito intensa, pode ser um caso de transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM), que é um problema mais grave e precisa de tratamento.
A TPM e o TDPM compartilham muitos dos mesmos sintomas. Nesse último, entretanto, as mudanças de humor que acompanham os sintomas físicos são mais intensas e debilitantes, comprometendo seriamente os relacionamentos, o trabalho e a qualidade de vida de forma geral.
No transtorno disfórico pré-menstrual, pelo menos um dos seguintes sintomas se destaca:
* Instabilidade emocional: alterações de humor extremas ou crises de choro;
* Mau-humor extremo - sentir-se muito irritada ou ter mais conflitos com as pessoas ao redor;
* Humor deprimido - tristeza, falta de esperança ou pensamentos autodepreciativos;
* Ansiedade acentuada - também pode vir na forma de tensão ou sensação de estar “à flor da pele”.
Síndrome pré-menstrual (TPM) – 75% -80% das mulheres;
Transtorno disfórico-pré-menstrual – 3% -8% das mulheres.
O tratamento pode ser conservador (tratamento não medicamentoso) ou com medicamentos. Dentre as intervenções não medicamentosas, são propostas mudanças no estilo de vida, incluindo-se a prática de exercícios aeróbicos e modificações na dieta. Estudos mostram que o uso de anticoncepcionais podem aliviar os sintomas e os antidepressivos são atualmente considerados pertencentes à classe farmacológica mais eficaz no tratamento dos sintomas relacionados ao TDPM!
Dra Carla Rodriguez
Instagram: @psiquiatracarla
Referências:
Comments